Ensino Fundamental CLUBEaluno (5º ao 9º ano)
Boa tarde Estudantes! Estamos colocando a disposição de vocês por semana, os conceitos/conteúdos a serem estudados em cada componente curricular (disciplinas). A cada semana, o portal será alimentado com novos conceitos/conteúdos para que os alunos busquem todas as formas de estudar que estão disponíveis no Portal e no Clube Aluno. Solicitamos que alunos e familiares sigam essas orientações enviadas pela Secretaria Municipal de Educação, porque posteriormente ocorrerá interação com os nossos Professores para estudos futuros.
5º ano – História:
– O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados; – As tradições orais e a valorização da memória; – O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
5º ano – Geografia:
– Mapas e imagens de satélite;
– Representação das cidades e do espaço urbano;
– Trabalho e inovação tecnológica;
5º ano – Português:
Compreensão de textos
Sistema alfabético e da ortografia
Morfologia
Forma de composição de textos poéticos
Forma de composição dos textos
Adequação do texto às normas de escrita
Pontuação
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética/Polissemia
5º ano – Matemática
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens)
Números racionais expressos da forma decimal: Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica
Números racionais expressos da forma decimal: Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica; Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando a noção de equivalência; Cálculo de porcentagens e representação fracionária(Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%)
Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais
Problemas de contagem do tipo: “Se cada objeto de uma coleção A for combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse tipo podem ser formados?”
6º ano – História:
– A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias;
– Formas de registro da história e da produção do conhecimento Histórico;
– As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de Sedentarização.
6º ano – Geografia
– Paisagem, espaço e lugar: Elementos da paisagem
– As transformações nas paisagens de Itapema
– O espaço geográfico
– O lugar
– Transformações das paisagens naturais e antrópicas
– O trabalho e as transformações geográficas
– Atividades econômicas.
6º ano – Ciências
– Matéria e suas propriedades;
– Estados físicos da matéria;
– Ciclo da água;
– Misturas homogêneas e heterogêneas;
– Separação de materiais;
– Materiais e substâncias sintéticos e naturais;
– Transformações químicas;
Digestão dos alimentos (sistema digestório) e excreção nos seres vivos (sistema urinário).
6º ano – Português
– Estratégia de leitura: identificação de teses e argumentos, (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.
– Estratégias de produção: textos argumentativos e apreciativos;
– Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros (carta de solicitação, carta de reclamação, petição
on-line, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.)
Estratégias de escrita: textualização, revisão e Edição.
6º ano – Matemática
-Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal.
-Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais. Divisão euclidiana.
-Fluxograma para determinar a paridade de um número natural Múltiplos e divisores de um número natural;Números primos e composto.
-Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados.
-Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares.
-Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados.
-Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
-Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral equiprovável Cálculo de probabilidade por meio de muitas repetições de um experimento (frequências de ocorrências e probabilidade frequentista).
-Leitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas.
-Coleta de dados, organização e registro. Construção de diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação de informações.
7º ano – História
– A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.
– A fragmentação do poder político na Idade Média;
– O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média;
– O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias;
– Saberes dos povos africanos e pré- colombianos expressos na cultura material e imaterial.
7º ano – Geografia
– Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil;
– A localização geográfica e as paisagens;
– Onde o Brasil se localiza?
– Extensão latitudinal e longitudial;
– Formação territorial do Brasil;
– Formação do território;
– Expansão territorial;
– Expansão econômica do territorio;
– Características da população brasileira.
7º ano – Ciências
– Máquinas simples;
– Temperatura, calor e sensação térmica;
– Formas de propagação do calor ;
– Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra;
– História dos combustíveis e das máquinas térmicas;
– Camada de Ozônio;
– Efeito Estufa.
7º ano: Português
-Relação entre gênero e mídias;
-Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos;
– Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital;
-Revisão/edição de texto informativo e opinativo;
-Construção composicional e estilo Gêneros de divulgação científica;
-Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto (Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente).
-Relação entre contexto de produção e características composicionais e
estilísticas dos gêneros (carta de solicitação, carta de reclamação,
petição on-line, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.).
-Estratégias, procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou
Propositivos Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero
(Lei, código, estatuto, código, regimento etc.).
7º ano – Matemática
– Múltiplos e divisores de um número natural.
-Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples.
-Números inteiros: uso, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações.
-Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
-Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétrico sem relação aos eixos e à origem.
-Simetrias de translação, rotação e reflexão.
-Experimentos aleatórios espaço amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências.
-Estatística: média e amplitude de um conjunto de dado.
-Pesquisa amostral e pesquisa censitária Planejamento de pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das informações.
-Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados.
8º ano – História
– A questão do iluminismo e da ilustração;
– As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo;
– Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas;
– Revolução Francesa e seus desdobramentos;
– Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana.
8º ano – Geografia
– Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial: O Estado, A nação, O território, O país.
– Atuação da ONU.
– Organizações mundiais e integração mundial.
– A geopolítica mundial
– A ordem bipolar
– A guerra Fria;
– Distribuição população mundial deslocamentos populacionais: Crescimento e distribuição da população.
– Migrações refugiados e diversidade.
– População, crescimento e distribuição.
– Pirâmides etárias.
– Migração, refugiados e diversidade.
– Fluxos migratórios.
– Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
8º ano – Ciências
– Fontes e tipos de energia;
– Transformação de energia (fotossíntese, célula, sistema respiratório e respiração celular);
– Cálculo de consumo de energia elétrica;
– Circuitos elétricos;
– Uso consciente de energia elétrica;
– Equipamentos elétricos residenciais;
– Usinas de geração de energia elétrica.
8º ano: Português
-Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
-Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos — Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital
-Estratégia de leitura: Apreender os sentidos globais do texto
Apreciação e réplica
-Revisão/edição de texto informativo e Opinativo.
-Produção de textos jornalísticos orais.
-Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais.
Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais e normativos.
Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social.
8º ano – Matemática
-Notação Científica;
-Potenciação e radiciação
-O principio multiplicativo da Contagem;
-Dizimas periódicas: fração Geratriz;
-Sequências recursivas e não Recursivas;
-Valor numérico de Expressões algébricas;
-Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano;
-Sistemas de equações polinomiais do 1º grau: resolução algébrica e representação no plano Cartesiano;
-Principio multiplicativo da contagem.
-Soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral;
-Gráfico de barras e colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos, e adequação para determinados conjuntos.
-Organização de dados de uma variável contínua em classes.
9º ano – História
– Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo;
– A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos;
– A questão da inserção dos negros no período republicano do pós- abolição. Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações;
– Primeira República e suas características Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930;
– O período varguista e suas contradições. A emergência da vida urbana e a segregação espacial. O trabalhismo e seu protagonismo político;
– A questão indígena durante a República (até 1964);
– Anarquismo e protagonismo feminino;
– Nacionalismo, Revoluções e novas nações europeias;
– Imperialismo europeu e partilha da África e Ásia.
– Pensamento e cultura do século XIX
– Discursos civilizatórios e a resistência dos povos.
9º ano – Geografia
– A hegemonia europeia na Economia, na política e na cultura.
– Corporações e organismos internacionais.
– As manifestações culturais na formação populacional.
– Integração mundial e suas interpretações: globalização e Mundialização.
– A divisão do mundo em Ocidente e Oriente.
– Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.
9º ano – Ciências
– Aspectos quantitativos das transformações químicas (transformações dos estados físicos);
– Reagentes e produtos;
– Estrutura da matéria (Átomo);
– Tabela periódica e elementos químicos;
– Radiações e suas aplicações na saúde;
– Transmissão e recepção de imagem e som;
– Usos das radiações eletromagnéticas nos equipamentos do dia a dia.
9º ano – Português
-Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
-Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de
textos Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros
em circulação, mídias e práticas da cultura digital
-Estratégia de leitura: Apreender os sentidos globais do texto
-Apreciação e réplica
-Revisão/edição de texto informativo e Opinativo.
-Produção de textos jornalísticos orais.
-Textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão e o uso adequado de ferramentas de edição.
-Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais e normativos.
Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social.
9º ano – Matemática
-Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta
–Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica.
-Potências com expoentes negativos e fracionários.
-Números reais: notação científica e problemas.
-Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.
-Razão entre grandezas de espécies diferentes.
-Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
-Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis Resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de fatorações.