Das 12h às 18h de Segunda e Sexta (47) 3268 8000

Ensino Fundamental CLUBEaluno (5º ao 9º ano)


Boa tarde Estudantes! Estamos colocando a disposição de vocês por semana, os conceitos/conteúdos a serem estudados em cada componente curricular (disciplinas). A cada semana, o portal será alimentado com novos conceitos/conteúdos para que os alunos busquem todas as formas de estudar que estão disponíveis no Portal e no Clube Aluno.  Solicitamos que alunos e familiares sigam essas orientações enviadas pela Secretaria Municipal de Educação, porque posteriormente ocorrerá interação com os nossos Professores para estudos futuros.

5º ano – História:

– O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados; – As tradições orais e a valorização da memória; – O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.

5º ano – Geografia:

– Mapas e imagens de satélite;

– Representação das cidades e do espaço urbano;

– Trabalho e inovação tecnológica;

5º ano – Português:

Compreensão de textos

Sistema alfabético e da ortografia

Morfologia

Forma de composição de textos poéticos

Forma de composição dos textos 

Adequação do texto às normas de escrita

Pontuação

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética/Polissemia

5º ano – Matemática

Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens)

Números racionais expressos da forma decimal: Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica

Números racionais expressos da forma decimal: Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica; Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando a noção de equivalência; Cálculo de porcentagens e representação fracionária(Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%)

Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita

Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais

Problemas de contagem do tipo: “Se cada objeto de uma coleção A for combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse tipo podem ser formados?”

6º ano – História:

– A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias; 

– Formas de registro da história e da produção do conhecimento Histórico;

– As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de Sedentarização.

6º ano – Geografia

– Paisagem, espaço e lugar: Elementos da paisagem

– As transformações nas paisagens de Itapema

– O espaço geográfico

– O lugar

– Transformações das paisagens naturais e antrópicas

– O trabalho e as transformações geográficas

– Atividades econômicas.

6º ano – Ciências

– Matéria e suas propriedades;

– Estados físicos da matéria;

– Ciclo da água;

– Misturas homogêneas e heterogêneas;

– Separação de materiais;

– Materiais e substâncias sintéticos e naturais;

– Transformações químicas;

Digestão dos alimentos (sistema digestório) e excreção nos seres vivos (sistema urinário).

6º ano – Português

– Estratégia de leitura: identificação de teses e argumentos, (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.
– Estratégias de produção: textos argumentativos e apreciativos;

– Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros (carta de solicitação, carta de reclamação, petição
on-line, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.)

Estratégias de escrita: textualização, revisão e Edição.

6º ano – Matemática

-Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal.
-Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais. Divisão euclidiana.
-Fluxograma para determinar a paridade de um número natural Múltiplos e divisores de um número natural;Números primos e composto.
-Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados.
-Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares.
-Polígonos: classificações quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados.
-Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
-Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral equiprovável Cálculo de probabilidade por meio de muitas repetições de um experimento (frequências de ocorrências e probabilidade frequentista).
-Leitura e interpretação de tabelas e gráficos (de colunas ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e variáveis numéricas.
-Coleta de dados, organização e registro. Construção de diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação de informações.

7º ano – História

– A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.

– A fragmentação do poder político na Idade Média;

– O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média;

– O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias;

– Saberes dos povos africanos e pré- colombianos expressos na cultura material e imaterial.

7º ano – Geografia

– Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil;

– A localização geográfica e as paisagens; 

– Onde o Brasil se localiza?

 – Extensão latitudinal e longitudial;

– Formação territorial do Brasil;

– Formação do território;

– Expansão territorial;

– Expansão econômica do territorio;

– Características da população brasileira.

7º ano – Ciências

– Máquinas simples;

– Temperatura, calor e sensação térmica;

– Formas de propagação do calor ;

– Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra;

– História dos combustíveis e das máquinas térmicas;

– Camada de Ozônio;

– Efeito Estufa.

7º ano: Português

-Relação entre gênero e mídias;
-Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos;
– Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital;
-Revisão/edição de texto informativo e opinativo;
-Construção composicional e estilo Gêneros de divulgação científica;
-Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto (Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente).
-Relação entre contexto de produção e características composicionais e
estilísticas dos gêneros (carta de solicitação, carta de reclamação,
petição on-line, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.).
-Estratégias, procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou
Propositivos Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero
(Lei, código, estatuto, código, regimento etc.).

7º ano – Matemática

– Múltiplos e divisores de um número natural.
-Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples.
-Números inteiros: uso, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações.
-Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
-Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétrico sem relação aos eixos e à origem.
-Simetrias de translação, rotação e reflexão.
-Experimentos aleatórios espaço amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências.
-Estatística: média e amplitude de um conjunto de dado.
-Pesquisa amostral e pesquisa censitária Planejamento de pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das informações.
-Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados.

8º ano – História

– A questão do iluminismo e da ilustração;

– As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo;

– Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas;

– Revolução Francesa e seus desdobramentos;

– Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana.

8º ano – Geografia

– Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial: O Estado,  A nação, O território,  O país.

– Atuação da ONU.

– Organizações mundiais e integração mundial.

– A geopolítica mundial

– A ordem bipolar

– A guerra Fria;

– Distribuição população mundial deslocamentos populacionais: Crescimento e distribuição da população.

– Migrações refugiados e diversidade.

– População, crescimento e distribuição.

– Pirâmides etárias.

– Migração, refugiados e diversidade.

– Fluxos migratórios.

– Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

8º ano – Ciências

– Fontes e tipos de energia;

– Transformação de energia (fotossíntese, célula, sistema respiratório e respiração celular);

– Cálculo de consumo de energia elétrica;

– Circuitos elétricos;

– Uso consciente de energia elétrica;

– Equipamentos elétricos residenciais;

– Usinas de geração de energia elétrica.

8º ano: Português

-Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
-Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos — Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital
-Estratégia de leitura: Apreender os sentidos globais do texto
Apreciação e réplica
-Revisão/edição de texto informativo e Opinativo.
-Produção de textos jornalísticos orais.
-Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais.
Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais e normativos.
Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social.

8º ano – Matemática

-Notação Científica;
-Potenciação e radiciação
-O principio multiplicativo da Contagem;
-Dizimas periódicas: fração Geratriz;
-Sequências recursivas e não Recursivas;
-Valor numérico de Expressões algébricas;
-Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano;
-Sistemas de equações polinomiais do 1º grau: resolução algébrica e representação no plano Cartesiano;
-Principio multiplicativo da contagem.
-Soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral;
-Gráfico de barras e colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos, e adequação para determinados conjuntos.
-Organização de dados de uma variável contínua em classes.

9º ano – História

– Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo;

– A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos;

– A questão da inserção dos negros no período republicano do pós- abolição. Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações;

– Primeira República e suas características Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930;

– O período varguista e suas contradições. A emergência da vida urbana e a segregação espacial. O trabalhismo e seu protagonismo político;

– A questão indígena durante a República (até 1964);

– Anarquismo e protagonismo feminino;

– Nacionalismo, Revoluções e novas nações europeias;

– Imperialismo europeu e partilha da África e Ásia.

– Pensamento e cultura do século XIX

– Discursos civilizatórios e a resistência dos povos.

9º ano – Geografia

– A hegemonia europeia na Economia, na política e na cultura.

– Corporações e organismos internacionais.

– As manifestações culturais na formação populacional.

– Integração mundial e suas interpretações: globalização e Mundialização.

– A divisão do mundo em Ocidente e Oriente.

– Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

9º ano – Ciências

– Aspectos quantitativos das transformações químicas (transformações dos estados físicos);

– Reagentes e produtos;

– Estrutura da matéria (Átomo);

– Tabela periódica e elementos químicos;

– Radiações e suas aplicações na saúde;

– Transmissão e recepção de imagem e som;

– Usos das radiações eletromagnéticas nos equipamentos do dia a dia.

9º ano – Português

-Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
-Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de
textos Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros
em circulação, mídias e práticas da cultura digital
-Estratégia de leitura: Apreender os sentidos globais do texto
-Apreciação e réplica
-Revisão/edição de texto informativo e Opinativo.
-Produção de textos jornalísticos orais.
-Textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão e o uso adequado de ferramentas de edição.
-Estratégias e procedimentos de leitura em textos legais e normativos.
Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social.

9º ano – Matemática

-Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta

–Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica.
-Potências com expoentes negativos e fracionários.
-Números reais: notação científica e problemas.
-Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.
-Razão entre grandezas de espécies diferentes.
-Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
-Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis Resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de fatorações.

Material


Prefeitura de Itapema

Avenida Nereu Ramos, 134
Bairro: Centro
Cep: 88.220-000
Itapema (SC)

Atendimento ao Público
Das 12 horas às 18 horas
De Segunda e Sexta
(47) 3268 8000

BNDES Portal da transparência
Itapema - Todos os direitos reservados