Nesta segunda-feira (15/06) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.
Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado na revista especializada Lancet Global Health, em 2018, alerta que um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência que pode ser visível ou invisível.
Em Itapema, a Secretaria de Assistência Social e Lazer, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) é responsável pelo atendimento aos idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, desenvolvendo serviços de apoio, orientação, acompanhamento e acolhimento dessa população.
“Nosso município está trabalhando na divulgação e intensificando as orientações para a população que busca os nossos serviços, nos espaços dos CRAS Morretes e o Várzea para a detecção e prevenção de casos de violência contra os idosos, informando os pontos de denúncia”, explicou a Secretária de Assistência Social e Lazer, Roselaine Bach Johan.
Onde procurar orientação ou denunciar:
Unidades Básicas de Saúde
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS)
Delegacia mais perto da residência,
Disque 100 (Direitos Humanos).
Local de atendimento no município:
Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), situado Rua 132 nº 241 – Centro/Itapema.
Data de inclusão 15/06/2020 11:46