Para orientar sobre a Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Itapema, em parceria com a Gerência de Saúde do Estado, vai disponibilizar nesta quarta-feira (28/01) materiais educativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), palestras nas salas de espera, e estará realizando também avaliações em pessoas que suspeitem estar com a doença.
A ação acontece devido ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, criado pela ONU em 1954, lembrado sempre no último domingo de Janeiro. A data foi estipulada pela necessidade de mobilizar a população a respeito de informações sobre causa, tratamento e cura da hanseníase.
A Hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, olhos e nariz. O tempo de contágio e o aparecimento de sintomas variam de dois anos até acima de dez anos. Pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnostico no início da doença e tratamento imediato. É transmitida por meio de tosse e espirro; mas não passa por abraço, aperto de mão e carinho.
Sintomas
Dentre os principais sintomas estão manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e tato; caroços e inchaços no corpo. Em alguns casos pode se ter avermelhados e doloridos; engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e/ou diminuição da força do 5º dedo; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; áreas com diminuição de pelos e suor.
Confira os endereços das UBS de Itapema:
UBS Ilhota – Rua 1208 s/nº
UBS Jardim Praia Mar – Rua 462, nº710
UBS Meia Praia – Rua 252, nº688
UBS Meia Praia II – Rua 294, nº 393
UBS Morretes – Rua 424 s/nº
UBS Sertão – Rua geral Sertão do Trombudo, s/nº
UBS Sertãozinho – Rua 902, s/nº
UBS Tabuleiro – Marginal oeste, Esquina com a Rua 601, s/nº
UBS Várzea – Rua 700, nº 169
Data de inclusão 27/01/2015 18:31