Primeiro Encontro da Consciência Negra de Itapema

Acontece nesse domingo, 26/11, o Primeiro Encontro da Consciência Negra de Itapema, promovido pela Associação dos Moradores do Bairro Tabuleiro, juntamente com a Fundação Cultural de Itapema.

O evento acontece em função do Dia Nacional da Consciência Negra, criado em 9 de janeiro de 2003, através da Lei 10.639 e comemorado no dia 20 de novembro, com o objetivo de resgatar as contribuições sociais, econômicas e políticas dos povos negros na história do país.

A cultura negra é predominante no Brasil, e mesmo vendo claramente pessoas com descendência italiana, portuguesa, espanhola, alemã, dentre outras, observa-se uma grande influência negra nos traços de adultos e crianças que, embora ainda trazendo junto a marca do preconceito, sustenta os alicerces da identidade da nossa população.

O Primeiro Encontro da Consciência Negra de Itapema terá palestra sobre o Movimento Negro no Brasil,  Movimento Rip-Rop e Negritude e Consciência, ministrado por Nelson Murilo Padilha, pedagogo e pós-graduando em relações raciais e multiculturalismo. Além da palestra acontece também atividades culturais e shows de bandas.

O evento será realizado no Galpão Fandangueiro, na rua 816, n. 2.376, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes, com ônibus gratuito para o local. Os ingressos serão vendidos no local, sendo R$ 5,00 para homens e R$ 3,00 para mulheres.

Data de inclusão 23/11/2006 00:00