Respire os novos ares de Itapema

Os três municípios que compõem o que se convencionou chamar de Costa Esmeralda têm belezas naturais ímpares e serão teatro de recreação para mais de meio milhão de pessoas nesta temporada de verão. Pescaria, mergulho, passeios de escuna, praias desertas e muitas belezas naturais são exemplo do que se pode fazer nessas três cidades (Itapema, Porto Belo e Bombinhas), distantes cerca de 60 quilômetros de Florianópolis (SC) e a 150 de Joinville (SC). O local se chama Costa Esmeralda por causa da cor esverdeada de seus mares.

Quem vem do Norte pode entrar em Itapema. Na cidade há bons hotéis e pousadas. Mas lembre-se: recomenda-se reservar com boa antecedência os leitos em pousadas e hotéis para o período entre o Natal e o final do ano. Os ambientes são aconchegantes e o tratamento é de primeira, coisa de país desenvolvido.

Em Itapema, a praia central merece atenção. É bonita e a cidade tem uma ótima infra-estrutura em termos de alimentação e vestuário. Porto Belo é conhecida por ser um ótimo porto. Ali há colônias de pescadores que durante o verão convivem com milhares de turistas de todo o País. Para quem gosta de pescaria, a cidade é um prato cheio. As pedras, próximas aos costões, são palco para centenas de pescadores se instalarem nos finais de tarde.

Quem quer curtir pescaria no mar pode entrar em grupos de pescadores e fretar um barco no local. Ou procurar a meia dúzia de empresários que fazem esse serviço com direito a tudo: vara de pescar, isca, lanche a bordo do barco e, no final da pescaria, caldeirada de frutos do mar. Para quem não gosta de pescar, na Baía de Porto Belo há aulas de mergulho.

Para visitar Bombinhas entra-se por Porto Belo via rodovia BR-101. É um paraíso. Mistura de cidade do interior com praia de águas limpas. Seus costões chamam a atenção, mas o que atrai os turistas é a característica da praia: é rústica e se diferencia dessas que são cheias de prédios e asfalto.

Verão realça as belezas de Itapema

Cachoeiras, trilhas, morros e, principalmente, belíssimas praias fazem de Itapema o local ideal para você e sua família visitar neste verão. A cidade do Litoral Norte de Santa Catarina conta com 14,2 quilômetros de orla marítima, distribuídos entre praias, costões e serra do Mar.

O município dedica-se ao turismo durante os 12 meses do ano e tem ao seu favor a privilegiada localização: uma das mais bonitas do litoral catarinense.

O município de colonização açoriana é contemplado por várias construções de época, algumas delas com portas de madeira maciça, janelas retangulares e ovaladas no andar superior e paredes de pedra. A cultura açoriana também está presente no modo de vida dos moradores, principalmente dos pescadores que vivem da pesca de arrasto. A atividade concentra-se na Colônia de Pescadores Z-19, no Canto da Praia, onde os turistas podem observar o trabalho de colocação e retirada das redes.

Data de inclusão 25/10/2006 00:00